ANATOMIA HUMANA

A disciplina de Anatomia Humana do Campus UFV Florestal iniciou suas atividades em agosto de 2009, sob a coordenação do Professor Eduardo França Castro.  Para facilitar e melhorar o processo de ensino:aprendizagem na disciplina foram adotadas as seguintes estratégias:

– diversificação e atualização das metodologias de ensino utilizadas nas aulas teórico e práticas;

– aquisição e melhoria da estrutura física, dos equipamentos, das peças úmidas, dos laminários e dos modelos didáticos.

No segundo semestre de 2011, os estudantes da disciplina encontraram o espaço físico do Laboratório com novas bancadas, roteiros reelaborados e atualizados das aulas práticas, inovações na metodologia de ensino das aulas teóricas e práticas (como a utilização de Mapas Conceituais Individuais e em Grupo) e nas avaliações práticas (as Mesa de Conferência) e teóricas (as autoavaliações), a fim de haver melhora significativa no processo de aprendizagem na disciplina. Ao final do semestre (2011 II) a avaliação da disciplina constatou aprovação pelos discentes quanto a todos os aspectos.

No primeiro semestre de 2012 as melhorias continuaram, adquirimos novos modelos didáticos, foi realizada a publicação da 1ª Edição da Apostila de Aulas Práticas de Anatomia Humana do Campus UFV  Florestal e houve a implementação de novas dinâmicas metodológicas, tais como: (i) Mapa Conceitual Integrado dos Sistemas do Corpo Humano; (ii) Painel Didático de Anatomia Humana; (iii) Trabalhando com a Criatividade.

No segundo semestre de 2012 foi lançada a 2ª Edição da Apostila, que contou com várias novidades: (i) Ampliação da equipe de organizadores; (ii) Melhoria dos aspectos teóricos de cada tema abordado; (iii) Divulgação e uso da apostila nos Campi UFV Florestal e Rio Paranaíba.

Em 2013 a Apostila de Aulas Práticas de Anatomia Humana da UFV Campi Florestal e Rio Paranaíba foi aprimorada com as ilustrações científicas, do biólogo Douglas Elias Santos, de vários sistemas anatômicos. Além disso, foi criada a página na internet do Laboratório de Morfofisiologia Animal do Campus UFV Florestal (www.labmorf.caf.ufv.br), que disponibiliza informações básicas da disciplina e, em breve, as imagens das lâminas e modelos didáticos.

Contudo, é importante explicitar os compromissos da Coordenação desta disciplina da UFV: atualização, diversificação e inovação constante, tanto da estrutura física quanto da metodologia de ensino e dos materiais didáticos utilizados, sempre visando a melhoria do processo educativo. É um diferencial que acompanha a tendência mundial no ensino da Anatomia Humana, conforme discussões apresentadas no II Encontro Internacional de Ensino em Anatomia do ICB/USP, que ocorreu de 25 a 27 de julho de 2011.

AULAS PRÁTICAS:

1. Modelos Didáticos
  2. Laminário

MONITORIA:

A monitoria da disciplina conta com o estudante George Alves Fontenele Ribeiro, estudante do curso de Ciências Biológicas do Campus UFV Florestal. O local de atendimento é o Laboratório de Morfofisiologia Animal, nos seguintes horários: terças feiras das 13h às 17h; quintas feiras das 08h às 12h; sextas feiras das 13h às 17h.

Recursos Didáticos Complementares.